Guia do Estudante – Administração

 
É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.
 
Administração é a graduação mais ofertada no país – 1.822 instituições ministram o curso em todo o Brasil, em 2013, de acordo com o levantamento exclusivo do GUIA DO ESTUDANTE. O curso também é o primeiro em número de matrículas – 833.042 –, conforme o Censo da Educação Superior de 2012, do Ministério da Educação. Os números superlativos da Administração podem ser explicados, em parte, pelo caráter generalista do curso e pelo fato de o profissional ser um dos mais requisitados por empresas de todos os segmentos e de todos os portes.
 
O bacharelado em Administração é um dos cursos com o maior número de formandos a cada ano.
Isso dá uma ideia de quão concorrida é a área. “O mercado para o administrador segue as tendências de crescimento do país”, diz Maria Campos Lage, coordenadora do curso do Mackenzie. “Neste momento, o país está em fase de expansão em algumas áreas, por conta dos grandes eventos internacionais programados e dos programas de governo.” O administrador é procurado em todos os setores. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, além de logística e vendas. “Existem ainda as funções emergentes, como gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade”, diz a coordenadora do Mackenzie. Abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. Sul e Sudeste têm as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.
 
Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. 
O estudante cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografa de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. Atenção: determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA; Logística, da Univali; e empreendedorismo da Fainam-SP e UFPR.


 
Insta: @jullianarabelo

2 comentários em “Guia do Estudante – Administração

  1. Eu sempre quis fazer faculdade sobre isso mas as pessoas sempre me falaram que mexia muito com números e eu nunca gostei . Tirou muitas dúvidas minha .Seguindo seu bloghttp://isadoratendencia.blogspot.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.