Cronograma capilar: o que é, como montar o seu

Ei gente! Eu amo cuidar dos meus cabelos e amo falar sobre e dar dicas. Ter cabelos saudáveis é muito bom, usar produtos que garantem um resultado excelente nos cabelos, mas para que podemos alcançar o total êxito de cabelos saudáveis, passar por um cronograma capilar irá trazer resultados incríveis, sendo assim, manterá seus cabelos saudáveis 24h por dia.

O que é cronograma capilar?

Resultado de imagem para cabelos

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Este é um método que não precisa de pausas. É um tratamento essencial para todos os tipos de cabelos em todas as fases (danificados ou saudáveis). Quanto mais você fizer, mais saudável seu cabelo ficará.

Portanto, cronograma capilar nada mais é do que uma agenda de tratamentos, ou seja, uma rotina de cuidados para recuperar cabelos danificados e manter os fios saudáveis, que visa deixar os cabelos saudáveis por mais tempo, repondo tudo que o fio precisa.
Sendo assim, todo cronograma capilar depende de uma agenda, a cada lavagem é usado um produto específico que irá repor os componentes que o seu cabelo precisa.

Os 3 passos do cronograma capilar

Resultado de imagem para cabelos

A hidratação repõe água no fio, a nutrição repõe nutrientes ao cabelo e a reconstrução repõe a queratina na estrutura do fio.

Qualquer tipo de cabelo precisa passar pelo cronograma capilar, até mesmo fios virgens, ou seja, que nunca passaram por algum procedimento químico. 

Cabelos lisos, cacheados, oleosos ou secos se beneficiam com cronograma capilar, que é individual.

Saiba mais: Potencialize sua máscara no cronograma capilar!

A etapa da hidratação consiste no uso de ativos que repõem a água, fator essencial do fio. Mas como saber se o seu cabelo precisa de hidratação? Os cabelos desidratados são opacos, estáticos, sem brilho e embaraçam com mais facilidade. Os fios que recebem química, precisam de hidratações frequentemente antes e depois da aplicação do produto químico.

A etapa da nutrição consiste no uso de lipídios (gorduras) que o nosso cabelo perde em seu córtex, além de aumentar a lubrificação do fio, impedindo a perda desses componentes e da água novamente. A nutrição pode ser usada também como umectação.

A etapa da reconstrução repõe ao cabelo a massa capilar que dá o fortalecimento dos fios.

Como montar o cronograma ideal para o meu cabelo?

Para montar uma agenda doo seu cronograma, será preciso pensar no que o seu cabelo precisa. Se os fios estão fortes e bem cuidados, foque na hidratação, faça a nutrição uma vez por semana e a reconstrução uma vez por mês.

Caso seu cabelo esteja muito ressecado e opaco, ele está precisando de óleo, seu cabelo está precisando da nutrição e pode ser incluída com mais frequência no cronograma.

Os fios quimicamente tratados, danificados e/ou com aparência elástica, a reconstrução é o primeiro tratamento que deverá começar.

O que irá definir a ordem dos procedimentos são as necessidades dos seus fios. Eu montei uma tabela que vai salvar seu cabelo, ai é só necessário adaptar pra você. Coloquei dois dias na semana, porque sei que não é todo mundo que tem tempo pra seguir o cronograma capilar.

Me diz ai nos comentários se você já segue o cronograma capilar e os resultados que tem trazidos no seu cabelo.

19 comentários em “Cronograma capilar: o que é, como montar o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.